comida impressa???
- michellekormanndas
- 20 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Faz um tempo um amigo me perguntou se eu já havia degustado alguma comida impressa em 3D! Confesso que fiquei bastante curiosa e encafifada com essa possibilidade. O colega então me mostrou o vídeo de uma matéria que havia sido publicada na revista exame.com, em julho de 2016. Ao assistir percebi que a tecnologia colocou a gastronomia dentre seus audaciosos e revolucionários planos.
A matéria apresentava o primeiro restaurante com comida em impressão 3D do mundo o “Food Ink”, que é uma espécie de restaurante itinerante. O empreendimento tem por objetivo rodar o mundo, já passou pela Holanda, Reino Unido, Espanha e pretende marcar presença nas capitais mais badaladas do globo. O empreendimento se autoconsidera eclético, admite que aplica um conceito futurista e aponta que sua filosofia é a criatividade.
As preparações são feitas a partir de uma impressora 3D capaz de criar doces e salgados como homus, massa de pizzas e até mousse de chocolate. Todas as produções utilizam ingredientes frescos e algumas precisam de técnicas da gastronomia molecular para serem preparadas.
Quem estiver interessado em degustar “A maior experiência gourmet futurística do mundo” (slogan do Food Ink) vai ter que aguardar a pandemia passar... depois, pode fazer sua reserva pela internet, assim que eles atualizarem o calendário. São Paulo está na lista do tour mundial, no entanto, ainda sem data marcada. Lá na Espanha, o jantar custou 180,00 Euros (aproximadamente 1.140,00 reais). E para aqueles que não estão afim de cruzar o oceano em busca de aventuras gastronômicas, o evento também é transmitido através do site do restaurante ao vivo para o mundo. De todo modo, temos que aguardar as coisas voltarem ao “novo normal” e ainda assim não é certo que eles retornem com as atividades, pois desde 2017 não fizeram mais eventos...
Ahhh! As mesas e cadeiras que os comensais utilizam também foram impressas em 3D, bem como os talheres e louças.
Embora isso tudo possa parecer um tanto assustador, os puritanos e amantes da cozinha tradicional podem ficar bem tranquilos, pois como em diversas outras ocasiões, as novas tendências e novos modismos vem para chacoalhar, animar a gastronomia, oferecer novas experiências e sensações. No caso da comida impressa, vem acompanhar a inovação tecnológica e com certeza será um tema curioso e quiçá interessante.
Obviamente que essas preparações gastronômicas não pretendem substituir a cozinha clássica, nem ser melhor que a comida da mamãe, o desafio é inovar e quebrar paradigmas oferecendo uma nova perspectiva de se produzir uma refeição. Tenho certeza que o velho e bom fogão a lenha tem seu lugar garantido e vitalício em nossas cozinhas e corações. No entanto, como bom parceiro, ele aceita novos amigos, assim como já aceitou o forno elétrico, micro-ondas e airfryer. Quem vai querer uma Impressora 3D de alimentos como seu novo sonho de consumo em eletrodoméstico? Bem, vou ali fazer o download de um mil folhas com creme belga e já volto!


Comentários